sábado, 27 de junho de 2009

GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA – VERA CRUZ
Dia 16 de junho de 2009
Terceiro Encontro de Professores de Língua Portuguesa

Assistimos ao texto “ O presente” (no data show) e foi feita uma reflexão sobre o texto. Nessa metodologia foi usada uma caixinha de presente e um espelho dentro, com intuito dos professores, ao abrir a caixa, se vissem espelhados no fundo e soubessem de sua importância no processo de aprendizagem.
Em seguida, estudamos os tipos textuais. Analisamos as atividades e os textos sugeridos no TP3 da página 98 a página 132 .Os professores já tomaram conhecimento das atividades propostas até a página 132, como tarefa de casa. No texto “O drama da geada” os professores sugeriram fazer uma relação das classes de palavras que caracterizam a descrição.Para esta atividade usariam o livro didático ou uma gramática.E ainda, os alunos trariam um objeto, de maior afinidade para a sala de aula e fariam uma descrição a partir deste objeto, conforme atividade sugerida no TP3, na página 109. Para o estudo de uma classe de palavra sugeriram fazer uma pesquisa da classe de palavra a ser estudada,e em seguida, produziriam um texto, como o exemplo do texto “Que tipo de classe gramatical você é? ADVÉRBIO, MUITO PRAZER!”- texto encontrado no livro Cem Aulas Sem Tédio - Língua Portuguesa de Vanessa Amorim, Vivian Magalhães, Antônio Falcetta e Lígia Mothes.
No tipo Injuntivo propuseram que um aluno fosse fazer uma reclamação ao diretor de forma áspera para observar sua reação.Os alunos comentariam a reação do diretor. No momento seguinte, um outro aluno faria uso do texto tipo injuntivo para fazer a mesma reclamação ao diretor. Comentariam a importância de se usar as “palavras mágicas” como por favor, com licença...
No tipo de textual preditivo, como sugestão ficou a produção de um horóscopo.
No tipo dissertativo, consideraram muito interessante a atividade da página 117, do texto “Cão”, já que na nossa região seguidamente ocorre ataque de cães às pessoas.
Ainda foi sugerido para a semana junina que fossem declamadas poesias de Cordel, , além do teatro “O Casamento Caipira”. A professora formadora iria assistir as apresentações para uma maior motivação aos alunos.
O concurso de poesias, com a final em cada Escola, foi marcado para a última semana de julho antes das férias escolares. Foi sugerido que se fizesse um livro por turma a partir das poesias declamadas.
Uma professora cursista sugeriu que se fizesse uma produção de texto durante as aulas, ou seja, um aluno começaria a escrever o texto e passaria a folha para seu colega para este continuar a história, e assim sucessivamente, passando por todos os alunos. Ela relatou que no início as histórias eram curtas, porém, consequentemente as histórias tornaram-se maiores e essa atividade não interfere no andamento das atividades propostas para as aulas.
O soletrando ( palavras com a nova ortografia) ficou para uma outra oportunidade, porém, os alunos já foram informados do concurso, receberam material e poderão ir estudando para essa finalidade.
Nos dias 13 e 14 de julho as escolas irão participar da Mostra de Teatro que ocorrerá no município de Vera Cruz. Estou auxiliando algumas professoras.
No dia 15 de agosto acontecerá a Feira do Livro em nosso município. Nesse evento, os alunos participarão da feira declamando poesias (os finalistas do concurso realizado nas Escolas). Além disso, vão escrever uma história cômica (crônica) que aconteceu na cidade, no bairro, na localidade, ou seja. no município, e algumas destas crônicas vão fazer parte da revista que vai ser editada na Feira do Livro (atividade proposta pela Secretaria da Cultura)
Outro assunto abordado foi levar ao conhecimento dos professores a sala de cinema existente no município, junto ao prédio da Secretaria da Cultura, em que os alunos poderão permanecer durante um turno de aula, para assistir a um filme, usufruir da biblioteca virtual para pesquisas, além da biblioteca municipal, com acompanhamento de monitores. Alguns professores não valorizavam este espaço até então.
A Secretaria da Cultura também quer proporcionar uma biblioteca ambulante que passará nas escolas com teatros, leituras, declamações.... Já a Secretaria da Educação fará a compra de livros interessantes, distribuirá em caixas, que circularão nas Escolas.
Quanto ao gênero música que os professores trabalharam, professores de uma escola relataram que deixaram os alunos assistir ao show na sala de multimídia da Escola e em seguida, cantaram e realizaram uma atividade a partir da música. Os alunos relataram que gostaram dessa atividade. Outros trabalharam músicas do Gabriel o Pensador, e ainda foi trabalhado a música “Construção” de Chico Buarque (gravada num CD) – página 71 do TP3.
Outra sugestão foi levar os alunos na biblioteca para ler histórias infantis, um clássico ou um livro infantil que gostaram de ler. Reler o livro, criar uma nova versão para o livro e acrescentar outro (s) personagem relevante.
Também foi sugerido uma produção de textos a partir de figuras. Seria fixada uma gravura no quadro. Os alunos iniciariam a produção textual e, em seguida, trocar-se-ia a figura e assim, sucessivamente.Também foi sugerida a atividade da página 124 do TP3.
Como tarefa de casa, os professores ficaram no compromisso de se interar das atividades propostas no AAA3 – Versão Aluno referente a tipos textuais, além disso, deveriam trazer definido o tema para a criação do projeto, levando em consideração a necessidade da escola.

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