Dia 5 de junho de 2007.
Leitura e comentário do texto “O DOCE AROMA DO CAFÉ”
O Doce Aroma do Café
Ela não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater, sem nenhum resultado. Parecía que assim que um problema estava resolvido um outro aparecia.
Seu Pai, um “chef” de cozinha, levou-a ao seu local de trabalho. Ali encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e na última colocou pó de café. Deixou que tudo fervesse sem dizer uma palavra, só olhava e sorria para sua filha enquanto esperava.
A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que êle estaria fazendo. Cerca de vinte minutos depois, êle apagou as bocas de gás. Retirou os ovos e os colocou em um recipiente, Pegou as cenouras e as colocou em um prato e finalmente pegou o café com uma concha e o colocou em uma tijelinha. Virando-se para sua filha, perguntou: Querida, qué ves? “ Ovos, cenouras e café” Foi a sua resposta.
Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso. Surpreendida e intrigada a filha perguntou: O que isto significa, pai?
Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade: Água fervendo. Só que haviam reagidos de maneira diferente.
A cenoura entrara na água, forte, firme e inflexivel. Mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil
Os ovos haviam entrado na água, frágeis. Sua casca fina havia protegido seu líquido interior. Mas depois de terem sido fervidos na água, seu interior se tornou mais endurecido.
O pó de café, contudo, era in comparável. Depois que fora colocado na água ferven do, ele havia mudado a água.
Qual dos três elementos é você? Quando a adversidade bate a sua porta, como você respondes? Ele perguntou a sua filha. Você é do tipo cenoura, ovo ou pó de café? Qual dos três elementos é você? Você é como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade você murcha e se torna frágil e perde sua força?
Será que você é como um ovo, que começa com um coração maleável, com um espírito fluido, mas depois de alguma morte, uma separação, uma doença ou uma demissão, voce se torna mais difícil, duro e inflexivel? Sua casca parece a mesma, mas você está mais amargo e obstinado, com o coração e o espírito inflexiveis?
Ou será que você é como o pó de café? O Café muda a água fervente, o elemento que lhe causa a dor, quando a água chega ao ponto máximo de sua fervura, ele consegue o máximo de seu sabor e aroma.
Que Deus o faça como o pó de café, que quando as coisas ficam ruins, você possa reagir de forma positiva, se tornando melhor sem se deixar vencer pelas circunstancias, e fazendo com que as coisas em torno de você também se tornem melhores!
Que diante da adversidade da vida exista sempre uma luz que ilumine teu caminho e a todas as pessoas que te rodeia.
Para que possas sempre espalhar e irradiar com tua força, otimismo e alegria o “Doce aroma do café”
Para que nunca perca esse cheiro agradável e inigualável que só você sabe transmitir as outras pessoas. E transformar a adversidade em algo melhor, amparado por Deus.
Somos nós os responsáveis pelas próprias decisões. Cabe a nós, somente a nós, decidir se a crise irá ou não afetar nosso rendimento profissional, nossos relacionamentos pessoais, nossa vida.
Ao ouvir outras pessoas reclamando da situação, ofereça uma palavra positiva. Mas você precisa acreditar nisso. Confiar que você tem capacidade suficiente para superar este desafio.
Espero que, nestas semanas que se seguem, quando lhe convidarem para tomar um café, você possa repassar essa história. Uma vida não tem importância se não for capaz de imputar positivamente a outras vidas. O que você é: cenoura, ovo ou café? Vamos procurar ser CAFÉ, usando as adversidades para modificar o sabor da vida,com um aroma sempre especial !!!
Relatos de atividades desenvolvidas com os alunos
Observação dos professores: os alunos estão gostando de realizar as atividades propostas no Gestar II, realizando o trabalho em grupo, de maneira cooperativa e muito produtiva.
Cada professor recebeu sugestões de filmes.
Em seguida, estudamos no AAA3 – versão do aluno, o texto dos gibis, o anúncio do sucrilhos enfocando as imagens. Uma das professoras cursitas trouxe material relacionado ao estudo dos gibis e foi proposto que as escolas fizessem assinatura de gibis, já que é uma leitura que atrai os alunos. Também foi proposto que a produção de anúncios fosse realizada em lâminas com os alunos.
Quanto à aula 07 do AAA3 – versão aluno, os cursistas propuseram a realização de um trabalho de pesquisa e entrevista em relação ao município e suas escolas, uma vez que o município está de aniversário no dia 07 de junho de 2009, completando seus 50 anos, e em decorrência desta data estarem acontecendo diversos eventos. Foram definidos nomes para ser realizada a atividade da entrevista.
Estudamos no TP3 a receita “Espaguete com brócolis e tomate seco” e a receita da “crítica social”. Em seguida fizemos um estudo sobre a paráfrase das fábulas no TP3. Os cursistas trouxeram outras fábulas e através destas construímos uma atividade.
Atividade construída:
1- Escrever uma frase sobre a moral que cada fábula sugere.
2- Identificar as personagens.
3- Destacar o tema de cada fábula.
4- Reescrever uma das versões da fábula no gênero poesia.
5- Dizer por que os textos são classificados como fábulas.
6- Produzir uma fábula. Dicas para a produção: os fabulistas geralmente escolhem animas como personagens porque eles apresentam certas características que fazem lembrar atitudes humanas. A formiga, por exemplo, é trabalhadeira, organizada; a raposa, esperta, inteligente; o cão, fiel, amigo, protetor; a cobra, astuta, perigosa; o corvo, agourento; o leão, vaidoso; o cordeiro, ingênuo, inocente.
Caracterize as personagens de forma simples. Para isso, empregue palavras como, por exemplo, astuto, frágil, inteligente, lento, forte, perigoso, feroz, desconfiado, esperto, traiçoeiro, etc. Lembre-se de que a fábula constitui uma narrativa curta. Se quiser, você pode escrever sua narrativa em forma de diálogo. Como nas fábulas o tempo e o lugar são imprecisos, procure iniciar seu texto de forma direta, isto é, com as personagens em plena ação. Lembre-se de que sua história deve transmitir um ensinamento.
Observação dos professores: os alunos estão gostando de realizar as atividades propostas no Gestar II, realizando o trabalho em grupo, de maneira cooperativa e muito produtiva.
Cada professor recebeu sugestões de filmes.
Em seguida, estudamos no AAA3 – versão do aluno, o texto dos gibis, o anúncio do sucrilhos enfocando as imagens. Uma das professoras cursitas trouxe material relacionado ao estudo dos gibis e foi proposto que as escolas fizessem assinatura de gibis, já que é uma leitura que atrai os alunos. Também foi proposto que a produção de anúncios fosse realizada em lâminas com os alunos.
Quanto à aula 07 do AAA3 – versão aluno, os cursistas propuseram a realização de um trabalho de pesquisa e entrevista em relação ao município e suas escolas, uma vez que o município está de aniversário no dia 07 de junho de 2009, completando seus 50 anos, e em decorrência desta data estarem acontecendo diversos eventos. Foram definidos nomes para ser realizada a atividade da entrevista.
Estudamos no TP3 a receita “Espaguete com brócolis e tomate seco” e a receita da “crítica social”. Em seguida fizemos um estudo sobre a paráfrase das fábulas no TP3. Os cursistas trouxeram outras fábulas e através destas construímos uma atividade.
Atividade construída:
1- Escrever uma frase sobre a moral que cada fábula sugere.
2- Identificar as personagens.
3- Destacar o tema de cada fábula.
4- Reescrever uma das versões da fábula no gênero poesia.
5- Dizer por que os textos são classificados como fábulas.
6- Produzir uma fábula. Dicas para a produção: os fabulistas geralmente escolhem animas como personagens porque eles apresentam certas características que fazem lembrar atitudes humanas. A formiga, por exemplo, é trabalhadeira, organizada; a raposa, esperta, inteligente; o cão, fiel, amigo, protetor; a cobra, astuta, perigosa; o corvo, agourento; o leão, vaidoso; o cordeiro, ingênuo, inocente.
Caracterize as personagens de forma simples. Para isso, empregue palavras como, por exemplo, astuto, frágil, inteligente, lento, forte, perigoso, feroz, desconfiado, esperto, traiçoeiro, etc. Lembre-se de que a fábula constitui uma narrativa curta. Se quiser, você pode escrever sua narrativa em forma de diálogo. Como nas fábulas o tempo e o lugar são imprecisos, procure iniciar seu texto de forma direta, isto é, com as personagens em plena ação. Lembre-se de que sua história deve transmitir um ensinamento.
A partir de três estrofes do poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade, estudamos o gênero literário e não literário. Foi elaborado um texto com enfoque positivo para o personagem José, partindo da obra em discussão. Exemplo:
Um novo José
Calma José!
A festa nem começou!
A luz ainda não ascendeu,
o povo nem chegou,
a noite nem esquentou!
E então José?...
Em meio à discussão foi sugerida, como atividade para os alunos, a utilização do personagem José na produção de um texto em meio a situações de estresse, pressa, indignação, revolta, exigindo do personagem atitudes de reflexão, comparando-o com personagens em situações mais complexas (fila de banco, ônibus lotado, discussão com pais, desentendimentos em festas, em jogos de futebol e com colegas, amigos de outros “grupos”).
Analisamos a atividade a ser realizada com os alunos nos exemplos de texto do Jornal Correio Braziliense, 18 de janeiro de 2003.
Foi estudado o gênero poético.
Será realizada atividade de leitura de notícias de jornais com os alunos e apresentação do conteúdo lido durante as aulas. Para isso, jornais serão solicitados junto à comunidade.
Também abordamos, do AA3- versão do aluno, as atividades sugeridas sobre o gênero poesia. Foi acordado que seria realizado um concurso de poesias a nível de município. Num primeiro momento, as apresentações seriam feitas nas turmas e alguns alunos seriam selecionados para a etapa final na escola. Os finalistas dessa etapa participariam de uma etapa municipal. Foi sugerido ainda produzir poesias relacionadas ao município e que fosse realizado o varal de poesias.
Além disso, foi sugerido trabalhar com músicas, levando em consideração a cultura local. Buscaria-se através da música analisar o tema, o público alvo, a organização e o estilo. Sugeriu-se que fosse organizado um festival com os diferentes estilos de música encontrados no município. Seria responsabilidade do aluno buscar essas diferentes manifestações.
Também foi comentado o gênero poético Cordel e cada professor recebeu um polígrafo com esta literatura. Como sugestão, os alunos estudariam alguns poemas de cordel e apresentariam em eventos. Destacou-se que os alunos gostam dos “desafios”.
Além disso, foi sugerido trabalhar com músicas, levando em consideração a cultura local. Buscaria-se através da música analisar o tema, o público alvo, a organização e o estilo. Sugeriu-se que fosse organizado um festival com os diferentes estilos de música encontrados no município. Seria responsabilidade do aluno buscar essas diferentes manifestações.
Também foi comentado o gênero poético Cordel e cada professor recebeu um polígrafo com esta literatura. Como sugestão, os alunos estudariam alguns poemas de cordel e apresentariam em eventos. Destacou-se que os alunos gostam dos “desafios”.
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