quinta-feira, 11 de junho de 2009

I ENCONTRO COM OS PROFESSORES

I - ENCONTRO COM OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA- GESTAR II

O encontro foi iniciado com a mensagem “GRANDE AXIOMA DA VIDA”.
Grande axioma da vida



Há uma história muito interessante, chamada "O Tesouro de Bresa", onde uma pessoa pobre compra um livro com o segredo de um tesouro.
Para descobrir o segredo, a pessoa tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro. Ao estudar e aprender estes idiomas começam a surgir oportunidades na vida do sujeito, e ele lentamente (de forma segura) começa a prosperar.
Depois ele precisa decifrar os cálculos matemáticos do livro.
É obrigado a continuar estudando e se desenvolvendo, e a sua prosperidade aumenta. No final da história, não existe tesouro algum - na busca do segredo, a pessoa se desenvolveu tanto que ela mesma passa a ser o tesouro.
O profissional que quiser ter sucesso e prosperidade precisa aprender a trabalhar a si mesmo com muita disciplina e persistência.
Vejo com freqüência as pessoas dando um duro danado no trabalho, porque foram preguiçosas demais para darem um duro danado em si mesmas.
Os piores são os que acham que podem dar duro de vez em quando. Ou que já deram duro e agora podem se acomodar.

Entenda: o processo de melhoria não deve acabar nunca. A acomodação é o maior inimigo do sucesso!!! Por isso dizem que a viagem é mais importante que o destino.
O que você é acaba sendo muito mais importante do que o que você tem.
A pergunta importante não é "quanto vou ter?", mas sim , "no que vou me transformar?"
Não é "quanto vou ganhar?", mas sim "quanto vou aprender?".
Pense bem e você notará que tudo o que tem é fruto direto da pessoa que você é hoje. Se você não tem o suficiente, ou se acha o mundo injusto, talvez esteja na hora de rever esses conceitos.

O porteiro do meu prédio vem logo à mente. É porteiro desde que o conheço. Passa 8 horas por dia na sua sala, sentado atrás da mesa.
Nunca o peguei lendo um livro. Está sempre assistindo à TV, ou reclamando do governo, do salário, do tempo. É um bom porteiro, mas em todos estes anos poderia ter se desenvolvido e hoje ser muito melhor do que é. Continua porteiro, sabendo (e fazendo) exatamente as mesmas coisas que sabia (e fazia) dez anos atrás. Aí reclama que o sindicato não negocia um reajuste maior todos os anos.
Nunca consegui fazê-lo entender que as pessoas não merecem ganhar mais só porque o tempo passou. Ou você aprende e melhora, ou merece continuar recebendo exatamente a mesma coisa.
Produz mais? Vale mais, ganha mais.
Produz a mesma coisa? Ganha a mesma coisa. É simples.
Os rendimentos de uma pessoa raramente excedem seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Às vezes alguns têm um pouco mais de sorte, mas na média isso é muito raro.
É só ver o que acontece com os ganhadores da loteria, astros, atletas. Em poucos anos perdem tudo.
Alguém certa vez comentou que se todo o dinheiro do mundo fosse repartido igualmente, em pouco tempo estaria de volta ao bolso de alguns poucos. Porque a verdade é que é difícil receber mais do que se é.

Como diz o Jim Rohn, no que ele chama do grande axioma da vida:
"Para ter mais amanhã, você precisa ser mais do que é hoje".
Esse deveria ser o foco da sua atenção.
Não são precisos saltos revolucionários, nem esforços tremendos repentinos.
Melhore 1% todos os dias (o conceito de "kaizen"), em diversas áreas da sua vida, sem parar. Continue, mesmo que os resultados não sejam imediatos e que aparentemente/superficialmente pareça que não está melhorando.
Porque existe, de acordo com Rohn, um outro axioma: O de não mudar.
"Se você não mudar quem você é, você continuará tendo o que sempre teve".
“Fazer as coisas certas e não certas coisas."


Os professores fizeram relatos dos pontos positivos em sua prática escolar, as dificuldades encontradas e as expectativas em relação ao Curso de Gestão da Aprendizagem Escolar- Gestar II – Língua Portuguesa. Este registro foi realizado num cartaz.
Após, foi explicada toda a organização do programa e apresentado o material: os TPs, os AAAs e o Guia Geral.
ATIVIDADE 1

Em seguida, os professores leram os textos “A Casa”, autor desconhecido, e “Me dá a sua mão”, de Heleninha Bortone, livro Encontro e Reencontro, 5ª Série.
Em grupos, reescreveram os textos nos seguintes gêneros textuais (cada grupo reescreveu um texto).

a) Telefonema – alugar a casa.
b) Anúncio – vender a casa.
c) Manchete – algo encontrado na casa.
d) Notícia – derrubar a casa.
e) Poesia sobre a casa.

ATIVIDADE 2

Procuraram 10 palavras no dicionário, desconhecidas.
Marsúpio – mecenas – pomo – boticão – figadal –hemácia – bureta – xilografia – glacomatose – mitridatismo .

Produziram um texto, em grupos e apresentarem em lâminas.
OBS. Alguns professores nunca usaram o retroprojetor.

ATIVIDADE 3

Estudaram no TP3, da página l5 a 32. Realizaram as atividades a partir das figuras, relacionadas ao trabalho, a biografia de Carlos Drummond de Andrade e analisaram a receita “Espaguete com brócolis e tomate seco”, além da história do Chapeuzinho Vermelho procurando o lobo mau em meio ao desmatamento.
Foi proposto que realizassem a atividade da página 25 com os alunos.

ATIVIDADE 4

Estudaram no AAA3 – Versão Aluno
a) O DIÁRIO e a DENÚNCIA SOCIAL

b) ESSAS MENINAS – Violência


Outros textos: ETNIAS –“Brasil na Retaguarda Mundial”-(Diário Catarinense 23 abr.1998.); LUTE – Violência assusta Brasília...(Hoje em dia - Brasília\DF – 20 de mar. 1998); A Paz (música de Gilberto Gil);Violência (Chico Anysio) e o Preço da Consulta (Fernando Sabino).


Cada grupo leu um texto sobre as etnias e apresentou aos demais colegas.


Ficou acordado que cada professor realizaria uma produção textual com os seus alunos, que ficaria arquivada e, ao final do ano letivo, fosse realizada outra produção e feito estudo comparativo entre elas.

As cursistas combinaram que seria criado um diário junto com os alunos. Solicitarão junto a empresas do município cardernos para os alunos carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário