domingo, 18 de outubro de 2009

memorial 1

Nome: Ana Paula Beckenkamp
MEMORIAL

Elaborar um memorial significa relembrar a própria existência, o que não é uma tarefa tão simples, pois, por esquecimento, corre-se o risco da omissão de fatos importantes.
Nasci no dia 6 de abril de 1976, na cidade de Santa Cruz do Sul, portanto tenho 33 anos de idade.
Quando tinha meus seis anos de idade, ingressei na pré-escola e desde aquele momento, acendeu-me a vontade de ser professora.
Lembro bem que certo dia, ao chegar da escola, pedi para que meu pai fizesse um segundo piso em nossa casa, afim de que eu pudesse no turno oposto ao da pré-escola, ministrar aulas para o jardim da infância.
A partir dali, meu desejo de lecionar só aumentou.
Da quinta série em diante fui estudar em uma escola que tinha o magistério como opção de ensino médio, curso que concluí em 1994.
Mas relembrando o que realmente fez com que eu optasse pela disciplina de Língua Portuguesa, fora uma professora desta disciplina que tive nos três anos do ensino médio.
O seu estímulo pela leitura e o gosto pela disciplina, realmente me deixou balançada, pois até aquele momento eu havia pensado em cursar Matemática.
No dia da inscrição do vestibular tudo começou realmente a mudar, pois procurei na lista de Cursos, Matemática Licenciatura, o que para minha surpresa não encontrei; aquele ano estavam somente oferecendo Matemática Bacharelado.
Foi nesse exato momento que algo me disse: “-eu acho que era para ser Português o meu destino e não Matemática”.
Inscrita em Letras, prestei o vestibular e passei.
Nunca esquecerei da primeira aula de Português com o Coordenador do Curso, pois, munido das notas do vestibular da nossa turma, quis saber o porquê de eu não ter feito opção por Direito, se minha média teria dado muito bem para tal. - Que direito, que nada... isto era a única coisa que eu tinha certeza que não queria.
Jamais me arrependi da escolha que fiz, pois o mundo das letras me fascina a cada dia.
Após a conclusão da Universidade, fiz concurso para ministrar aulas na rede Estadual e Municipal.
Passei nos dois concursos em primeiro lugar, motivo pelo qual assumi como titular logo em seguida.
Este ano completei onze anos nesta profissão, sempre procurando levar o melhor para a construção do conhecimento de meus pupilos.
Em meio a este processo de construção do saber foi-nos apresentado o programa GESTAR II, o qual está sendo de grande valia em função das trocas de experiências, das buscas conjuntas, do grande cabedal de atividades trazidas pelos próprios manuais do projeto; sem falar na receptividade dos alunos. Os olhos deles brilham a cada experiência nova proporcionada.
A desinibição da fala, a busca por vários tipos de leitura estão fazendo com que eles se surpreendam com os resultados a que estão chegando.
Outro aspecto que chama muito a atenção é o fato de que estamos vendo e provando na prática, exercícios e atividades diversas, sendo que a maioria dos cursos e palestras as quais estamos acostumados a assistir, trazem somente experiências teóricas, o que sabemos, pela caminhada profissional , que na maioria das vezes não funcionam.
Muitas atividade do projeto, fazem com que nós professores repensemos algumas práticas pedagógicas e adaptemos outras, sendo que objetos simples como receitas, bulas, manuais de instruções, dentre outros podem servir como material pedagógico muito rico para análise e experimentação em sala de aula.
Programas como o GESTAR II, só fazem acrescentar para nós professores que estamos sempre em busca de atividades que façam os alunos pensarem sobre seu saber, construírem e testarem suas hipóteses, seja de forma individual ou de forma coletiva.
Valeu a experiência!

Vera Cruz, 09 de outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário