quarta-feira, 19 de agosto de 2009

VI Encontro

VI - ENCONTRO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
GESTAR II

O encontro foi iniciado com a leitura do texto "A AULA" no data show.


A AULA

Relata a srª Thompson, que no seu primeiro dia de aula parou em frente aos seus alunos da 5ª série primária e, como todos os demais professores, lhes disse que gostava de todos por igual. No entanto, ela sabia que isso era quase impossível já que na primeira fila estava sentado, um pequeno garoto chamado Teddy. A professora havia observado que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam sujas e cheiravam mal. Houve até momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas baixas ao corrigir suas provas e trabalhos.
Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações feitas em cada ano. A Srª Thompson deixou a ficha de Teddy por último. Mas quando a leu foi grande a sua surpresa.
A profesora do 1º ano escolar havia anotado o seguinte: Teddy é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele.
A professora do 2º ano escreveu: Teddy é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil.
Da professora do 3º ano constava a anotação seguinte: “A morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Teddy.” Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providências para ajudá-lo.
A professora do 4º ano escreveu: Teddy anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala de aula.
A srª Thompsom se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada. Sentiu-se ainda pior quando lembrou dos presentes de Natal que os alunos lhe haviam dado, envoltos em papéis coloridos, exceto o de Teddy, que estava enrolado num papel marrom de supermercado. Lembra-se de que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade .Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão. Naquele dia Teddy ficou um pouco mais tempo na escola do que o costume. Lembrou-se ainda, que Teddy lhe disse que ela estava cheirosa como sua mãe.
Naquele dia, depois que todos se foram, a professora Thompson chorou por longo tempo.. Em seguida, decidiu-se a mudar sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Teddy. Com o passar do tempo ela notou que o garoto só melhorava. E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção, mais ele se animava. Ao finalizar o ano letivo, Teddy saiu como o melhor da classe. Um ano mais tarde a Srª Thompson recebeu uma notícia em que Teddy lhe dizia que ela era a melhor professora que teve na vida. Seis anos depois, recebeu outra carta de Teddy contando que havia concluído o segundo grau e que ela continuava sendo a melhor professora que tivera.
As notícias se repetiam até que um dia ela recebeu uma carta assinada pelo Dr. Theodore Stoddard, seu antigo aluno, mais conhecido como Teddy.
Um dia a Srª Thompson recebeu outra carta, em que Teddy a convidava para seu casamento e noticiava a morte de seu pai. Ela aceitou o convite e o dia do casamento estava usando a pulseira que ganhou de Teddy anos antes, e também o perfume.
Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por longo tempo e Teddy lhe disse ao ouvido: - Obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir importante, demonstrando-me que posso fazer a diferença. Mas ela, com os olhos banhados em pranto sussurrou baixinho: - Você está enganado! Foi você que me ensinou que eu podia fazer a diferença , afinal eu não sabia ensinar até que o conheci.
Aí está amigos o valor da atenção.... o quanto é importante darmos um pouco mais de atenção as pessoas a quem amamos ou que se encontram do nosso lado, sem no entanto, esquecer do outro... A atenção, carinho e cuidado devem ser somados e nunca dividido.
É preciso ouvir os apelos silenciosos que ecoam na alma da pessoa.

Autor desconhecido




Comentamos o texto, enfatizando a importância de se conhecer a realidade do nosso aluno.
A seguir os professores responderam a um questionário a fim de refletir sobre suas ações, realizando assim uma auto-análise de seu modo de ser.
Alguns comentaram suas respostas e as justificaram.

Em seguida, lemos o texto da página 76 e 77 do TP4 – “Nossas Cidades”, e fizemos um comparativo com a nossa cidade.

Analisamos a atividade da página 97 a ser realizada com os alunos – "Cidadezinha Qualquer”.

Foi dado enfoque aos sinais de trânsito, como também a outras placas, como um alerta à população quanto ao uso de drogas e acidentes causados no trânsito.. Os alunos construiriam estas placas nas aulas. Esta produção de placas seria utilizada no desfile do Colono e Motorista.

Lemos e refletimos sobre o texto da Ruth Rocha “Admirável Mundo Louco”. Os professores analisaram a atividade da página 124 e 130 e iriam aplicar com os alunos.
Ainda enfocamos o resumo de texto, da página 138.
Uma professora comentou a experiência dos alunos em ser professor por um dia e os demais combinaram em realizar a atividade com seus alunos.

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