domingo, 20 de setembro de 2009

Nono Encontro Gestar II LP

GESTAR II
NONO ENCONTRO - PROFESSORES DE LP
Assistimos no data show o texto " Girassol" e refletimos sobre o mesmo.
Realizamos uma avaliação sobre o Programa do Gestar II - O que está dando certo? O que precisa melhorar para o segundo semestre? "Que contribuição o Programa está dando a minha prática e a minha formação?"
Discutimos sobre o concurso Soletrando que será realizado no município, partindo dos estudos do Gestar II.
Ficou acordado desenvolver o gênero carta, além da seguinte produção literária.
"Se você fosse o diretor da Escola ... o que mudaria? O que daria continuidade?... Produção de texto a ser entregue ao diretor."
Iniciamos os estudos com o TP 5 - ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO
Estudo com estilística, cujo objeto de estudo é o estilo, a língua de cada indivíduo, com o conjunto de marcas pessoais e a carga de expressividade que constituem sua fala.
Foi realizada a seguinte atividade com os cursistas:
Escreveram um texto solicitando medidas preventivas quanto à Gripe A, utilizando características do estilo da pessoa cujo nome receberam. Não puderam contar ao colega cursista o nome que receberam.
As seguintes pessoas de sua cidade solicitaram cuidados com a gripe A:
A prefeita da cidade
Um colega cursista
Um médico
O secretário da Cultura
O ex- prefeito
Um vereador
A secretária da Educação
A professora formadora
O juiz da cidade
Após a escrita do texto, fizeram a leitura e os demais tiveram que adivinhar de quem era o estilo da comunicação deste texto.
A seguir comentamos o enfoque dado às figuras de linguagem das páginas 29 a 35. Consideraram muito sugestivo.
Ainda anlisamos o discurso direto e indireto da página 45.
Foram sugeridas as seguintes atividades pelos professores cursistas:
No AAA5 Versão Professor- consideram melhor este AAA por questão de economia de xerox. Observar ou imaginar a roupa de cada imagem e descrevê-la.
"Uma mulher indo a uma festa social; prenda, atleta, hip hop; Charles Chaplin; ou outros."
Como são os adereços utilizados?
O que você entende por estilo?
É possível construir uma imagem das pessoas a partir do seu estilo? Comentar.
Caracterizar a imagem que recebeu.
Como é o seu estilo?
Brincando com as palavras:
Organize com os nomes dos seus colegas uma lista de verbos, adjetivos.
Exemplo: Felipe, felipar, feliposo.
Página 22 - Podem fazer um poema neste estilo.
Página 24 - Trava-línguas
Página 27 - Completar o texto com palavras que começam com a letra P. Produzir outros textos com as palavras iniciando pela mesma letra.
Página 29 - Provérbios. Poderão explicar e criar provérbios.
Página 24 - O preparo sobre Feijoada - texto - Sugeriram uma produção de texto sobre o preparo do churrasco, carreteiro, chimarrão...ou outra comida gaúchesca.
Ficou combinado que os profesores se apropriassem do conteúdo das páginas 82 a 143 do TP 5 para o próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário